Intensivo
A Arte de Ajustar
COM MARIO REINERT
NO PURUSHA (SP) • ONLINE
21 DE ABRIL
“Um ajuste vale mais que mil palavras”
Quando vamos ajustar alguém, podemos tentar explicar o que é preciso fazer com inúmeras palavras, ações etc., mas quando o toque suave, firme e preciso acontece, ocorre uma transmissão direta para corpo. É um atalho, uma sabedoria que não precisa passar pelo racional e assim entra profundamente sem intermediários.
Mas para isso é preciso que você saiba primeiro onde levar a pessoa, isso implica em compreender os limites e o alinhamento da postura. Em seguida, é preciso pedir licença para tocar, isso não precisa ser por meio de palavras, lembre-se o toque pode falar, mas na dúvida peça formalmente, pergunte a pessoa se ela permite. Depois deve-se estar relaxado e atento, a pessoa tocada deve sentir segurança por meio do relaxamento, e é o elemento terra em você que vai proporcionar esta segurança. Assim, existe um preparo inicial do seu próprio corpo para que você possa então transferir esta qualidade para outras pessoas.
O Workshop A Arte de Ajustar é mais sobre compreender princípios e mecanismos para Ajustar, princípios que você poderá utilizar independente do método que você pratica. Assim, mesmo que o Ashtanga não seja sua prática, você certamente aprenderá muito e poderá utilizar em suas aulas de Vinyasa, Hatha Yoga ou qualquer outro método.
Neste workshop estudaremos as bases de como ajustar e como se autoajustar nos ásanas, baseando-nos no métodos ashtanga vinyasa e vinyasa krama.
A arte de ajustar posturas de yoga não é tarefa fácil, pode ser exaustivo, além de envolver grande responsabilidade. Por isso, precisamos aprender a utilizar nosso peso e alavancas para podermos fazer os ajustes sem nos desgastarmos. Quando ajustamos também estamos fazendo um ásana, tudo isso com suavidade, firmeza, sutileza e precisão.
O primeiro mandamento é:
“Fazer o ajuste não é fazer a postura pela outra pessoa, mas sim indicar o caminho,
dando o suporte necessário para que apostura aconteça e
a pessoa possa encontrar por si só o seu caminho”.
Na ansiedade de fazer o aluno conseguir entrar na postura completa, pode-se forçar além do limite, por isso, os ajustes também seguem o princípio de Krama (passo a passo, sequência, gradação).
Neste Intensivo vamos percorrer todo o caminho dos ajustes e autoajustes, desde as saudações ao sol, posturas em pé, posturas sentadas, equilíbrio sobre os braços, incluindo torções (marichyásana) e extensões como urdhvadhanurásana, com suas variações de dropbacks, além das primeiras posturas da segunda série e muito mais.
Por isso, serão 4 dias de intensivo, que terá além da prática dos ajustes em si, práticas de ásanas, respiração e meditação, que nos darão a base para sentir e perceber dentro de nós este fluxo e como levar isso para a prática de conduzir o outro.
No workshop estudaremos a base para se fazermos ajustes suaves, firmes, sutis e precisos. Primeiro trazendo esta atenção e consciência para o próprio corpo, encontrando firmeza e relaxamento (Sthira e Sukha) por meio da concentração e meditação.
Em seguida estudaremos a base teórica dos 5 elementos e a anatomia das posturas para sabermos onde levar o aluno e como levá-lo. Passando então para a prática em si primeiramente individualmente e depois aplicando em duplas ou trios os ajustes aprendidos. Trabalharemos neste workshop especialmente os ajustes das posturas em pé que são base para a prática.
Programação
9h00 – Apresentação e abertura
9h15– Meditação de conscientização dos elementos e sua relação com o corpo. Fundamental para compreender a metodologia da “Arte de Ajustar”.
9h30– Introdução aos princípios teóricos e práticos para “A Arte de Ajustar”.
10h00 – Prática preparatória de ásanas e respiração já com foco no programa de ajustes.
10h30 – Aprendendo a ficar em pé: Ajustes de Samastitih, das Saudações ao sol e início das posturas em pé.
12h30/14h00 – Almoço
14h00 – Continuação da parte Teórica/Prática
14h30 – Preparação do corpo e continuação da parte prática dos ajustes, terminar ajustes das posturas em pé e principais posturas sentadas. Finalizar com ajustes e prática básica posturas finais.
16h45 Ajustes de Shavásana e Yoga Nidrá
17h00-17h30 – Encerramento
Para quem é
O Workshop é sobre compreender princípios e mecanismos para ajustar, princípios que você poderá utilizar independente do método que você pratica. O Workshop é indicado para:
-
Quem deseja compreender melhor a prática;
-
Quem deseja compreender os princípios de auto ajuste nas posturas;
-
Professores (as) e pessoas em formação que desejam aperfeiçoar seus ajustes;
-
Quem busca mais segurança e consciência para ajustar;
-
Quem busca compreender as alavancas e princípios para fazer ajustes sem se desgastar;
Mario Reinert
É um dos mais experientes professores de Ashtanga Vinyasa Yoga do Brasil e foi um dos primeiros professores brasileiros autorizados a ensinar o método Ashtanga Vinyasa Yoga pelo KPJAYI em Mysore na Índia. Mas após muitos anos de prática e ensino do método, buscou um novo caminho desligando-se do instituto e ensinando a prática de uma maneira mais livre, baseada nos processos de krama, com respeito às diferenças de cada pessoa, preparando os alunos para a prática e respeitando os limites de cada individualidade.
Hoje Mario dirige o Namaskara Yoga e Meditação e dedica-se ao ensino de Ashtanga Vinyasa Yoga dentro de um processo gradativo sequencial, chamado de Krama e também o ensino da Meditação como parte essencial da prática de yoga e principal maneira de se atingir o Autoconhecimento.
Mario é também faixa preta de Aikido, de onde vem muitos dos princípios dos ajustes que utiliza, e professor certificado pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies (USA/Califórnia) a ensinar o programa CEB – Cultivating Emocional Balance.