Yoga e Terapias

Acreditamos que mudanças profundas no estilo de vida só são viáveis se feitas aos poucos, integrando novas maneiras de pensar, sentir e agir no mundo. Mudanças feitas de forma sustentável, equilibrada, paciente e persistente, com foco no processo e não só no resultado, podem nos levar de forma mais consciente e eficaz à saúde integral.

Nossas práticas e terapias podem te ajudar nesse processo!

Podemos orientar você na escolha das práticas mais adequadas ao seu momento de vida. Entre em contato!

Yoga

“Yoga é 99% prática”

- JOIS PATTABHI

Acreditamos que, mais do que transmitir a parte teórica e filosófica das diferentes práticas do Yoga, é preciso experienciar no corpo os efeitos dessa arte milenar. As diferentes modalidades do Yoga visam tratar demandas específicas de acordo com o perfil de cada praticante, visando a união e comunhão dos seres.

Conheça cada uma das modalidades oferecidas pelo Purusha:

 

Ashtanga Yoga

Criado por Pattabhi Jois (1915-2009) que estudou com Sri Krishnamacharya por 25 anos e cujo Ashtanga Institute é sediado em Mysore, na India.

Estilo caracterizado por uma sequência de movimentos fluida e vigorosa, sincronizando os movimentos com a respiração, gerando um calor que desintoxica músculos e órgãos, melhorando a circulação sanguínea, desenvolvendo diversos aspectos mentais e espirituais.

Yoga com Props

Criado por B.K.S. Iyengar (1918-2014) cunhado de Shri Krishnamachaya.

Estilo caracterizado pela precisão na execução e pelo uso de vários acessórios como almofadas, bancadas, blocos, tiras de tecido, etc.

É a forma mais reconhecida de Hatha Yoga.

Hatha Yoga

Um dos estilos mais populares do Yoga no Ocidente, foi introduzido no século XV, na Índia, pelo yogi Swatmarama.

Caracterizado pela prática de asanas — conjunto de posições para manutenção da estabilidade corporal. Tem um foco maior no alinhamento postural, trabalha com pranayamas (técnicas de respiração) mantras e meditação.

Vinyasa
e Alinhamento

O introduzido por Krishnamacharya e por seu discípulo Srivasta Ramaswami, é um estilo criado especialmente para a prática no ocidente.

O Vinyasa cria uma seqüência de movimentos coordenados com a respiração que ligam uma postura com outra para criar um fluxo continuo. Incorpora posturas (asanas) que criam uma meditação em movimento. Caracteriza-se também pela meditação estática ao final da aula, trabalhando a concentração e o relaxamento.

Yoga Restaurativo

Criado por B.K.S. Iyengar (1918-2014) cunhado de Shri Krishnamachaya.

Caracterizado por ser um método terapêutico que busca o relaxamento físico, mental e emocional. Utiliza materiais que proporcionam apoio ao corpo, facilitando a permanência nas posturas e o relaxamento.

Gokul Hatha Vinyasa

O Sistema Gokul Yoga foi compilado e organizado por Mahayogi Gokulacandra  é uma abordagem holística e tradicional da prática do Yoga. Sua qualidade holística vem da inclusão de trabalhar simultaneamente através de plataformas físicas, energéticas / emocionais, mentais / intelectuais, existenciais e espirituais, o que é fundamental para o processo de Patanjali Yoga.

Trata-se de abordar e executar as posturas menos a partir de um nível muscular e físico e construir mais as posturas desde o início, através de muitos bandhas (bloqueios energéticos) criados por blocos de marmas (interseção de nadis).

Yoga para crianças

Um dos estilos mais populares do Yoga no Ocidente, foi introduzido no século XV, na Índia, pelo yogi Swatmarama.

Caracterizado pela prática de asanas — conjunto de posições para manutenção da estabilidade corporal. Tem um foco maior no alinhamento postural, trabalha com pranayamas (técnicas de respiração) mantras e meditação.

Yoga para gestantes

O introduzido por Krishnamacharya e por seu discípulo Srivasta Ramaswami, é um estilo criado especialmente para a prática no ocidente.

O Vinyasa cria uma seqüência de movimentos coordenados com a respiração que ligam uma postura com outra para criar um fluxo continuo. Incorpora posturas (asanas) que criam uma meditação em movimento. Caracteriza-se também pela meditação estática ao final da aula, trabalhando a concentração e o relaxamento.

Terapias

Nossas terapias conectam corpo, mente e espírito, garantindo relaxamento e bem-estar.

Conheça as terapias oferecidas pelo Purusha:

Ayurveda
 

Ayur =  vida, Veda = conhecimento, sabedoria

 

É o milenar sistema de Medicina Tradicional Indiana. 

Está contida nos Vedas, a escola filosófica indiana que explica o funcionamento do universo nos seus mais amplos aspectos. Dentro dos Vedas também estão o Yoga, a meditação e a astrologia.  O conhecimento Védico de medicina data de há cerca de 6000 anos. Neste conhecimento, a saúde é entendida como a harmonia entre o corpo, mente e espírito.

 

Tendo as teorias dos Panchamahabhutas (os 5 elementos: éter, ar, fogo, água e terra) e dos três doshas (Vata, Pitta e Kapha) como base, O Ayurveda utiliza recursos que promovem o auto-conhecimento para estabelecer a sua rotina individual, tanto diária como sazonal (Dinacharya e Ritucharya, respectivamente) atuando na prevenção de doenças e manutenção da saúde, bem como rejuvenescimento (rasayana).

 

Quando é necessário instituir um tratamento, ele pode ser:

Pacificação (Shamana): aplicável na maioria dos casos, sem muitas contra-indicações ou 

 Purificação (Shodhana), mais profundo e com indicações precisas.

Dentro do Ayurveda temos algumas terapias que o Purusha oferece:

Ayurveda

 

Abhyanga

Massagem feita em todo corpo, com óleos vegetais especialmente escolhidos de acordo com o perfil de cada paciente.

 

Melhora a circulação de sangue e linfa, beneficia a pele e cabelo, equilibra as funções gastrointestinais, alivia as tensões e dores musculares, reduz o estresse, tensão emocional, ansiedade e melhora o sono, reduz edemas e inchaços, trata disfunções sexuais, entre outros benefícios.

Closeup of masseur hands pouring aroma o

Abhyanga a 4 mãos

A massagem a 4 mãos é um carinho para a alma. Uma experiência única em que o ritmo do toque, o tipo de óleo vegetal e os óleos essenciais (aromaterapia) são escolhidos especialmente a partir da necessidade do indivíduo.

 

A experiência inclui um escalda-pés no início do processo, enquanto é realizada uma conversa para o melhor entendimento das condições atuais da pessoa e para que a condução da prática esteja de acordo com o seu momento atual. Ainda, é realizada uma terapia externa antroposófica (compressa). 


A intenção nesse trabalho é trazer um espaço de acolhimento, cuidado integral e resgate da vitalidade.

Purificação 
de Primavera

Terapia que envolve derramar líquidos sobre a testa e pode ser uma das etapas envolvidas no Panchakarma (técnica de rejuvenescimento e bem estar do Ayurveda). 

Especialmente indicada como coadjuvante no tratamento do estresse, ansiedade, depressão e pânico, sequelas de AVC, tumores, insônia, dependência química, distúrbios sexuais, enxaqueca, anemias, pós quimioterapia e também como tratamento de beleza anti-rugas.

Image by Emiliano Vittoriosi

Shirodhara

Yoga

Massagem

Criada na Índia, na década de 80, pela indiana Kusum Modak.

Utiliza toques profundos e vigorosos, feitos com mãos e pés, aliando os deslizamentos da tradicional massagem ayurvédica, com sequências de asanas (posturas), técnicas de respiração e meditação, oriundas do Yoga.

Ativa a circulação, alivia as tensões, acalma o sistema nervoso central, elimina toxinas pelo sistema linfático, melhora a imunidade e o tônus muscular, lubrifica as articulações, entre outros benefícios

Técnica baseada no Hatha Yoga, destinada a melhorar a qualidade de vida e trazer bem-estar ao paciente com base nas suas características pessoais. Trabalha respirações, exercícios e relaxamento utilizando asanas (posturas) específicas do Yoga.

Aumenta a concentração, melhora a ansiedade, ajuda a tratar a depressão, reduz problemas respiratórios, obesidade, dores musculares e fadiga.

Personal

Yoga

Barras
de Access

Terapia criada em 1985 pelo americano Gary Douglas, é um conjunto de ferramentas e técnicas que promovem autoconhecimento e expansão da consciência. Funciona através de toques específicos em 32 pontos na cabeça. Esses toques liberam energia e tensões acumuladas e influenciam positivamente na melhora de pensamentos, ideias e crenças que podem estar limitando várias áreas da vida.

Proporciona mais concentração, relaxamento, calma, trata a depressão e ansiedade, melhorando o sono, melhora a relação com o próprio corpo, desbloqueia crenças negativas e limitantes, trata traumas e abusos, entre outros benefícios.

“Massageando-se os pés tratamos  o corpo inteiro”.

Massagem que é praticada há milênios. De acordo com o Ayurveda muitos pontos marmas dos órgãos vitais do corpo e dos órgãos dos sentidos estão localizados na sola dos pés.

Utilizando-se óleos vegetais aquecidos e óleos essenciais, a massagem nos pés ativa a circulação, relaxa pontos de tensão do corpo, cuida e trata a pele. Além disso, é um importante coadjuvante no tratamento da insônia e ansiedade, promovendo aterramento e bem estar.

pexels-pixabay-433626.jpg

Massagem

Padabhyanga